I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Lanches & Guloseimas (I)


Bolovo ou ovo coberto

Em animada conversa com amigos no facebook, a respeito de termos e expressões que são peculiares das regiões onde moramos aqui no Brasil, eis que surgiu o assunto bolovo, que aqui em meu estado chamamos de ovo coberto. Uma amiga em particular, a gaúcha Cláudia ficou intrigadíssima não só com o nome, mas com a iguaria em si, pois jamais tinha a visto e nem ouvido falar antes em terras do Rio Grande do Sul.

Em homenagem à Cláudia e a fim de tirar suas dúvidas sobre esse salgado tão popular em bares e padarias Brasil afora, hoje compartilho com os leitores do blog a sua receita, inaugurando também uma nova seção periódica aqui, a Lanches & Guloseimas.


Ingredientes
- 3 copos americanos de farinha de trigo;
- 3 copos americanos de leite;
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 cubo de caldo de galinha;
- Sal a gosto;
- Ovos de codorna para bolovos pequenos ou ovos de galinha, caso os queira grandes. Nesse caso, prepara-se uma quantidade maior de massa.

Preparo
Cozinhe os ovos e deixe-os de lado para fazer a massa.
Na panela, junte o leite, a margarina, o caldo de galinha e o sal. Quando ferver, acrescente a farinha e mexa até a farinha dissolver e formar uma bola. Cuidado: a massa pode ficar dura dependendo da quantidade de farinha. Vá colocando aos poucos até chegar no ponto.
Quando a massa ficar morna, unte sua mão com margarina e sove-a até ela ficar bem lisa.
Faça uma bolinha da massa e recheie com um ovo, tomando cuidado para não deixar ficar ar entre a massa e ovo.
Para empanar, pegue um ovo e bata com um copo americano de água. Passe o bolinho nessa mistura e depois passe na farinha de rosca, que pode ser misturada com queijo ralado. Frite em uma panela funda com quatro dedos de óleo bem quente.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Também não conhecia! É lindo, da água na boca.

    ResponderExcluir
  2. Já disse à Cláudia, Lana: quando eu finalmente me mudar para Porto Alegre vou montar uma barraca de petiscos e o bolovo será a vedete deles... hehehe! Vai ser sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...