I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conhecendo e usando a panela wok


Nascida para cozinhar os pratos da culinária oriental, a panela wok permite preparar também, em pouco tempo e com menos gordura, muitas receitas da tradição ocidental.
Inúmeros pratos podem ser preparados nesta panela esférica e funda, com tampa em formato de cúpula. Com ela pode-se fritar, saltear, refogar e ferver, além de cozinhar no vapor carnes, peixes, arroz e verduras. O detalhe é que todas estas coisas devem ser preparadas aos pedaços, ou seja, na tradicional forma de preparação de alimentos pelos orientais.
Sem dúvida, trata-se de um utensílio de cozinha bastante versátil. Diferente de uma panela convencional, na qual seus ingredientes se distribuem por igual no fundo chato e não é necessário misturá-los o tempo todo, na wok, os alimentos concentrados em seu fundo côncavo, exigem ser girados constantemente ou até que se agregue algum líquido. Assim, de refogado passa à fervura, sem a necessidade de se intervir com freqüência no preparo de um prato.

Sugestão de receita para preparo em panela wok

Verduras mistas ao molho agridoce

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos

Ingredientes
100 g de couves-flores
2 cenouras
1 pimentão vermelho
100 g de ervilhas tortas
100 g de vagens
100 g de abacaxi em fatias
1 colher de sopa de maisena
70 ml de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de suco de abacaxi sem açúcar
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de xerez seco
50 ml de catchup
4 ramos de coentro
Azeite de oliva extravirgem
Sal


Preparo
Numa tigela, dissolva a maisena no vinagre de maçã e junte o açúcar mascavo, o molho de soja, o suco de abacaxi, o xerez e o ketchup. Emulsione tudo até obter um molho liso e homogêneo e reserve-o. Lave todas as verduras. Divida a couve-flor em buquês pequenos e corte o pimentão em tiras, as cenouras em rodelas, as ervilhas tortas e as vagens em bastões na diagonal e o abacaxi em cubos. Esquente 2 colheres de sopa de azeite na wok, acrescente as verduras e o abacaxi e salteie em fogo alto, mexendo sem parar com duas espátulas de madeira por 5 minutos, até os vegetais estarem macios, mas al dente. Adicione o molho preparado às verduras, misture, ajuste o sal e deixe ferver por alguns minutos, até engrossar. Regue tudo com 1 colher de sopa de azeite e salpique com as folhas do coentro, bem lavadas e secas. Apague o fogo e sirva imediatamente.


Fonte pesquisada: Coleção "A Grande Cozinha", Vol. 25. Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...